Assessoria de imprensa, por que é útil contratá-la?

A assessoria de imprensa é o processo de divulgação de uma marca, produto, serviço ou causa na mídia através de notícias, a chamada “mídia espontânea”. Basicamente, esse processo ocorre pela lei da oferta e procura: os veículos de comunicação precisam de boas notícias, então a assessoria compreende essa necessidade e oferece notícias adequadas, sempre servindo ao veículo e ao seu cliente ao mesmo tempo.

Uma das maiores utilidades da assessoria de imprensa é fazer a marca do seu cliente cair nas graças da notícia. Não é uma tarefa fácil. Ao longo dos séculos, o jornalismo construir sua reputação e credibilidade porque trabalha com os fatos e porque sempre manteve-se fiel a esse bem supremo que é a notícia. A notícia não é qualquer coisa. É feita por um conjunto de elementos e regras que precisam ser devidamente ordenadas. É como a fórmula da água: se não tiver duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio não é água. Portanto, o desafio é construir e sugerir a notícia.

É importante destacar que a relação entre assessor de imprensa e veículos é marcada pela confiança e a moeda de troca é a boa notícia. Não existe dinheiro envolvido. Não se vende notícia nem se compra um espaço. É uma relação essencialmente de jornalista para jornalista: um precisa de boas notícias, o outro precisa divulgar o seu cliente. É uma fusão de interesses. É ganha-ganha em todos os sentidos.